Blog
0

Quando o assunto é dermatologia e cuidados pessoais, muito se fala sobre a pele e cabelos, por isso hoje, este artigo é dedicado às unhas; vamos entender um pouco mais sobre elas?

Ressaltamos que os cuidados que devemos ter com as unhas são tão importantes quanto os cuidados que devemos ter com pele e cabelos.

Por exemplo, você sabia que é preciso deixar as unhas sem esmalte uma semana por mês, no mínimo? O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas, por isso a necessidade dessa pausa. Durante o intervalo, deve haver a aplicação de hidratantes próprios para evitar o ressecamento. Na impossibilidade dessa pausa sem esmalte, deixe pelo menos dois a três dias de intervalo entre as esmaltações, segundo Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E já que falamos sobre esmaltes, no mercado de cosméticos há inúmeros produtos destinados às unhas, como brilhos, bases, hidratantes, fortificantes, o próprio esmalte, dentre outros… Alguns, no entanto, podem provocar alergia. Em caso de surgimento de coceira na pele, lesões avermelhadas ou outras complicações, interromper o uso e procurar um dermatologista. A alergia ao esmalte costuma dar vermelhidão e coceira na face, pescoço e pálpebras.

Sendo assim, como devemos cuidar das unhas?

Por mais simples que pareça, mas usar luvas na realização de determinadas tarefas (lavar a louça, fazer faxina e demais trabalhos manuais que envolvam sujeira e detritos). Usar luvas evita que detergentes (ou outros abrangentes químicos) degenerem unhas e cutículas.

Para quem passa muito tempo digitando no computador, por exemplo, é melhor mantê-las com um comprimento menor.

Hidratar as cutículas com frequência (lavando com água e sabonete) é um importante hábito de saúde, mas ele pode acabar removendo a hidratação natural da pele. Para evitar que isso danifique as cutículas e unhas, você pode usar hidratantes e ceras nutritivas especiais para elas.

O uso de cosméticos de qualidade é fundamental, pois os produtos de baixa qualidade podem levar ao ressecamento das cutículas, enfraquecimento das unhas e provocar alergias e irritações.

Quer entender melhor suas unhas e como cuidar delas apropriadamente? Entre em contato com a gente!