Blog
Comments Off

O nome não é nada fácil de se pronunciar e, de fato, ela não é tão comum assim, trata-se de uma dermatose que ocorre por uma combinação de contato com planta fotossensibilizante e exposição à radiação solar. O exemplo típico são as queimaduras provocadas por limão.

Entretanto, não devemos creditar esta dermatose somente ao limão; Em dias ensolarados, redobre a atenção ao entrar em contato com frutas cítricas, que podem desencadear este processo inflamatório, isso porque a Fitofotodermatose surge pela exposição da pele ao sol após o contato com determinados agentes químicos que causam um processo inflamatório e até queimaduras na pele.

Os agentes responsáveis contêm furocumarinas (psoralênicos) que podem estar presentes em alimentos, perfumes, aromatizantes e cosméticos. As furocumarinas nos alimentos são encontradas nas frutas cítricas (limão, tangerina, lima), cenoura, figo, salsinha, arnica, hibisco, arruda, canela e mama-cadela, planta usada no tratamento do vitiligo.

Para se prevenir, evite fazer ou beber qualquer um desses sucos e drinques estando exposto ao sol. Algumas frutas doces e semi-ácidas como o kiwi, o figo e a manga também podem manchar a pele. Se o manuseio dessas frutas for inevitável, lave bem as mãos e em torno da boca logo após o contato e aplique em seguida o filtro solar.

Consulte-nos em caso de dúvidas.